Telefone: 214 101 818 - 964 214 184

Carrinho

CREATINA

A creatina é um dos suplementos ergogénicos mais popular entre atletas. É também, nos tempos de hoje, o suplemento mais eficaz no aumento da capacidade de exercício de alta intensidade e de aumento de massa magra em indivíduos treinados.

 

A creatina está naturalmente presente na carne vermelha e marisco,principalmente no músculo dos animais, cérebro e testículos. No caso de um individuo vegetariano, podemos observar níveis mais baixos de creatina intramuscular que o normal, sendo que a suplementação de creatina nestes casos traduz num elevado sucesso do aumento da concentração da creatina no músculo.

 

Além dos benefícios evidentes ergogénicos (melhoria do desempenho) relatados nos estudos científicos, a creatina tem demonstrado melhorias na recuperação muscular, diminuição no risco de lesão e ajuda a aumentar o ritmo de recuperação de lesões.

 

É também usada como estratégia para hiper-hidratar atletas que necessitem de uma maior retenção de água e assim melhorar a tolerância ao exercício no calor.

 

Além de ser um assunto bastante controverso relativamente à sua suplementação (ex. provocar lesões renais), os estudos contradizem.

 

A maioria dos estudos são feitos com creatina monohidratada (não querendo dizer que os outros tipos de creatina tenham menos ou mais eficácia que este, este foi só o tipo mais estudado) relatam que esta não é apenas segura, como possui vários benefícios terapêuticos em populações saudáveis e doentes, desde bebés a idosos. Não há evidências científicas convincentes de que o uso a curto ou longo prazo de creatina monohidratada (até 30 g/dia por 5 anos) tenha efeitos prejudiciais na função renal em indivíduos saudáveis ou em indivíduos com patologias como pacientes com diabetes tipo 2 ou doentes renais.

 

Estudos feitos em populações com patologias onde se suplementaram níveis elevados de creatina monohidratada (0,3 -0,8g/kg/dia) durante anos, não demonstraram eventos adversos clinicamente significativos ou graves.

 

Parece que a junção de hidratos de carbono e proteínas a um suplemento de creatina faz aumentar a captação muscular desta, apesar de que o seu efeito no desempenho possa não ser maior do que usar creatina monohidratada isoladamente.

 

O protocolo de suplementação de creatina pode ser feito de duas formas distintas: com fase de carga/saturação ou método contínuo. A forma mais rápida de aumentar as reservas de creatina muscular passa por consumir ~0,3g/kg/dia de creatina monohidratada (um individuo com 70kg teria que ingerir cerca de 21g de creatina) por 5 a 7 dias, seguidos por 3 a 5 g/dia nos restantes dias (protocolo de suplementação de carga/saturação). Se optarmos pela ingestão de quantidades menores de creatina monohidratada como por exemplo, 3 a 5 g/dia (protocolo de suplementação contínua), aumentará as reservas de creatina muscular durante um período de 3 a 4 semanas, no entanto, os efeitos no desempenho inicial desse método de suplementação não são tão evidentes como no método anterior.

 

Porém a longo prazo o resultado será o mesmo.

 

Em suma, inúmeros atletas de diversos desportos beneficiam do uso de creatina,quer sejam de endurance, de alta intensidade ou força sendo que o aconselhamento deste tipo de suplementação deve ser orientado por um profissional de saúde/desporto convenientemente informado.

 

Para um acompanhamento especializado:

luisadecastro01@gmail.com

Vista Rápida
7.99

7.99Adicionar

7.99

Creatine 60 Comp. * Gold Nutrition

Creatina Creapure – Poder Explosivo e Força

Vegetarian Formula

Vista Rápida
12.95

12.95Adicionar

12.95

Creatine Powder 280g * Gold Nutrition

Aumento de Força e Potência

Pure Creatine – CREAPURE

Vegetarian Formula

Vista Rápida
44.95

44.95Ver opções

44.95

IsoHydro Whey Gold Nutrition 1KG

GoldNutrition® IsoHydro Whey é um delicioso batido proteico de elevada qualidade que combina as duas melhores fontes de proteína do soro do leite do mercado, ISOLAC® e OPTIPEP®.

Vista Rápida
24.95

24.95Ver opções

24.95

XTEND BCAAS 30 DOSES

– Fórmula intra-treino sem calorias.

– Com BCAA´s e glutamina.

– Fórmula com eletrólitos

Queres melhorar a tua performance?

Mudar a tua alimentação? Ser mais assertivo no que comes?

Contacta a nossa nutricionista através do email – luisadecastro01@gmail.com